A importância de contratar um profissional para o desenvolvimento Web da sua marca: No mundo globalizado em que vivemos ter um negócio que não está presente nos meios digitais é algo impensável, neste artigo vou explicar os tipos de profissionais que podem fazer seu negócio prosperar na internet.
O que faz um profissional web?
Este profissional programa, codifica e testa sistemas, sites e portais voltados para o ambiente da internet. Executa a manutenção dos sistemas, fazendo eventuais correções necessárias, visando atender às necessidades dos usuários.
Qual a diferença entre um programador e um web designer?
Os profissionais de web designer e desenvolvedor web são comumente confundidas por quem não conhece os processos intrínsecos a cada uma delas. A grande diferença aqui é que o web designer é unicamente responsável pela parte visual do site. Ou seja, essencialmente ele não mexe com os códigos do site como o programador.
Nos dias de hoje, porém, é comum encontrarmos profissionais que contam com os conhecimentos necessários para ser os dois. Porém, o designer tem um conhecimento mais amplo de identidade visual e teoria das cores, por exemplo.
O que é um desenvolvedor Digital?
Desenvolvedor é um profissional que domina todo um projeto e as demandas do mercado, passando a desenvolver soluções e softwares, que podem ser: Ele(a) é o(a) profissional que vai encontrar, em meio a dor de seu público-alvo, uma solução, a qual, neste caso, seria via software.
O que é um profissional de SEO?
Este profissional faz a otimização das páginas de sites, buscando o melhor posicionamento nos mecanismos de busca, como: Google, Yahoo, Bing, dentre outra, com foco na busca orgânica, gratuita. Análise do código do site, html, urls, navegação e usabilidade, além de avaliar o conteúdo do site, assegurando sua compreensão pelo motores de busca.
Como é feito o trabalho de SEO?
Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de estratégias para otimização de sites, blogs e páginas na web com o objetivo de alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.
SEO é um conjunto de técnicas que buscam melhorar a visibilidade de um site em mecanismos de busca como o Google, gerando aumento de tráfego orgânico, de forma gratuita, além da autoridade.
Se você tem um site, já deve ter percebido que apenas colocar um projeto no ar não basta: é preciso ter tráfego. Afinal, sem tráfego, é muito difícil gerar Leads e, consequentemente, vendas.
Como escolher um profissional de SEO?
Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
- É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
- Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
- Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
- Você segue as Diretrizes do Google para webmasters?
- Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
- Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
- Qual é sua experiência no meu setor?
- Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
- Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
- Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
- Há quanto tempo você está no mercado?
- Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
- Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
- O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
- Quem são seus clientes?
- Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
- Quais outros canais de publicidade você usa?
- Quem são seus concorrentes?
- Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
- Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Conclusão: A importância de contratar um profissional para o desenvolvimento Web da sua marca é algo indispensável para se ter resultados a longo prazo por isso se você precisar de dicas de um profissional que tem resultados Web a mais de 15 anos, Fernando Casoto é a pessoa certa, fale com nossa equipe e vamos fazer seu negócio prosperar definitivamente.